segunda-feira, 31 de outubro de 2011

A Velha Política “Pão&Circo” continua!*


O termo “Pão&Circo” é muito antigo, sendo originado ainda nos tempos da glória Romana, onde os imperadores distribuíam comida (pão e vinho), junto com grandes eventos públicos(os gladiadores no coliseu) com o único objetivo de agradar o povo, escondendo seus feitos maléficos. No Brasil essa prática não é estranha, pois alguns políticos há muito tempo, resolveram reproduziram com muita sutileza essa nefasta prática de fazer política. Isso é lembrado pelo povo até na cultura popular: “Véspera de eleições é hora de tirar dinheiro dos políticos”.

Bem, quem conhece a política sabe que essa prática tem arruinado o nosso país de forma covarde. Os oportunistas com sede de poder sempre se valeram das classes menos politizadas da nação para destruírem o futuro de todos. Isso não MUDOU!

Antes encontrávamos aquelas velhas histórias: “Candidato A, passou aqui e deixou minha dentadura”. Ai, em outro lugar não muito distante, “ O Candidato B, comprou os votos da minha família por um milheiro de tijolo”.

Novamente, se você pensa que isso mudou, é um grande engano, esse câncer continua e muito.

A forma de fazer (política pão e circo) pode até ter sido modificada, mas a ideia é a mesma. Ao invés de usarem próteses dentarias, os políticos agora, um ano antes da ELEIÇÃO fazem FESTAS INFANTIS no mês de outubro. Infelizmente esses ditos “representantes do povo” NUNCA são encontrados em audiência pública para lutar pelos direitos das crianças.

Outro alvo muito predileto dos “politiqueiros” é a juventude, sim, eles gostam de usar e abusar desse segmento da sociedade. Com um discurso fascista e pobre, a juventude é ludibriada com promessas falsas. O principal ponto é resolver o desemprego, prometem céus e terras, todavia não cumprem com a palavra. Tadavia, jamais encontraremos esses “bandidos” discutido políticas públicas para juventude, pudera, eles não sabem o que significa.

Agora observe eleitor, quando você encontrou um desses políticos num evento sobre formas de mudar a economia local? Quando você ouviu falar num projeto de fato desses políticos para mudar a vida do povo? PS: VOCÊ nunca encontrará, eles não vão, mas se forem é apenas para cumprir tabela.

Então vamos cair na real, um verdadeiro político não faz festa, não promete céus e terra, ele simplesmente faz. Ele muda a vida das famílias, dando OPORTUNIDADE PARA TODOS, pois esse é o DEVER de um político sério.

NÃO VENDA SEU VOTO.

* Não sou bom em português, por isso, ignore TODOS os erros de português, apenas curta a ideia.

sábado, 20 de agosto de 2011

O que é Ruim, pode ficar pior!!!!

Você acha que o RN é uma Capitania Hereditária, curral eleitoral quase maciçamente dos Alves, Mais, Farias e Rosados? Bem eu também acho. Nos próximos anos isso pode ficar pior. Veja essa informação que circula nos blogues.

Faltou o vice na chapa de 2014

20 de agosto de 2011 às 20:18 — Comente aqui

Quando o ministro Garibaldi Filho declarou, na convenção do DEM, que ali estava a chapa de 2014, ele deixou claro que a governadora Rosalba Ciarlini será a cabeça de chapa, candidata à reeleição, e que o deputado Henrique Alves será o candidato a senador.

De apoiadores fortes, ele e o senador José Agripino, que não serão candidatos, se mantendo na tranquilidade de mais 4 anos de mandato. O Senado é um Céu.

Os dois terão tempo para trabalhar as candidaturas do deputado Felipe Maia à reeleição, e do estadual Walter Alves a federal.

Mas…faltou uma peça no xadrez.

O vice.

Hoje é Robinson Faria.

E em 2014?

Naquela mesa…

fonte: http://www.thaisagalvao.com.br/2011/08/20/faltou-o-vice-na-chapa-de-2014/


Por Cristo, Henrique Alves.... Não!


Estarei sem dúvida do lado oposto! O RN precisa ser livre... Livre desse Mal!

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Ensina a teu filho

FREI BETTO - Artigo - O Estado de S. Paulo

Ensina a teu filho que o Brasil tem jeito e que ele deve crescer feliz por ser brasileiro. Há neste país juízes justos, ainda que esta verdade soe como cacófato. Juízes que, como meu pai, nunca empregaram familiares, embora tivessem filhos advogados, jamais fizeram da função um meio de angariar mordomias e, isentos, deram ganho de causa também a pobres, contrariando patrões gananciosos ou empresas que se viram obrigadas a aprender que, para certos homens, a honra é inegociável.

Ensina a teu filho que neste país há políticos íntegros como Antônio Pinheiro, pai do jornalista Chico Pinheiro, que revelou na mídia seu contracheque de parlamentar e devolveu aos cofres públicos jetons de procedência duvidosa.

Saiba o teu filho que, no monolito preto do Banco Central, em Brasília, onde trabalham cerca de 3 mil pessoas, a maioria é honrada e, porque não é cega, indignada ante maracutaias de autoridades que deveriam primar pela ética no cargo que lhes foi confiado.

Ensina a teu filho que não ter talento esportivo ou rosto e corpo de modelo, e sentir-se feio diante dos padrões vigentes de beleza, não é motivo para ele perder a auto-estima. A felicidade não se compra nem é um troféu que se ganha vencendo a concorrência. Tece-se de valores e virtudes e desenha, em nossa existência, um sentido pelo qual vale a pena viver e morrer.

Ensina a teu filho que o Brasil possui dimensões continentais e as mais fertéis terras do planeta. Não se justifica, pois, tanta terra sem gente e tanta gente sem terra. Assim como a libertação dos escravos tardou, mas chegou, a reforma agrária haverá de se implantar. Tomara que regada com muito pouco sangue.

Saiba o teu filho que os sem-terra que ocupam áreas ociosas e prédios públicos são, hoje, chamados de "bandidos", como outrora a pecha caiu sobre Gandhi sentado nos trilhos das ferrovias inglesas e Luther King ocupando escolas vetadas aos negros.

Ensina a teu filho que pioneiros e profetas, de Jesus a Tiradentes, de Francisco de Assis a Nelson Mandela, são invariavelmente tratados, pela elite de seu tempo, como subversivos, malfeitores, visionários.

Ensina a teu filho que o Brasil é uma nação trabalhadora e criativa. Milhões de brasileiros levantam cedo todos os dias, comem aquém de suas necessidades e consomem a maior parcela de sua vida no trabalho, em troca de um salário que não lhes assegura sequer o acesso à casa própria. No entanto, essa gente é incapaz de furtar um lápis do escritório, um tijolo da obra, uma ferramenta da fábrica. Sente-se honrada por não descer ao ralo que nivela bandidos de colarinho branco com os pés-de-chinelo. É gente feita daquela matéria-prima dos lixeiros de Vitória que entregaram à polícia sacolas recheadas de dinheiro que assaltantes de banco haviam escondido numa caçamba.

Ensina teu filho a evitar a via preferencial dessa sociedade neoliberal que nos tenta incutir que ser consumidor é mais importante que ser cidadão, incensa quem esbanja fortuna e realça mais a estética que a ética.

Saiba o teu filho que o Brasil é a terra de índios que não se curvaram ao jugo português e de Zumbi, de Angelim e frei Caneca, de madre Joana Angélica e Anita Garibaldi, dom Hélder Câmara e Chico Mendes.

Ensina a teu filho que ele não precisa concordar com a desordem estabelecida e que será feliz se se unir àqueles que lutam por transformações sociais que tornem este país livre e justo. Então, ele transmitirá a teu neto o legado de tua sabedoria.

Ensina teu filho a votar com consciência e jamais ter nojo de política, pois quem age assim é governado por quem não tem e, se a maioria tiver a mesma reação, será o fim da democracia. Que o teu voto e o dele sejam em prol da justiça social e dos direitos dos brasileiros imerecidamente tão pobres e excluídos, por razões políticas, dos dons da vida.

Ensina a teu filho que a uma pessoa bastam o pão, o vinho e um grande amor. Cultiva nele os desejos do espírito. Saiba o teu filho escutar o silêncio, reverenciar as expressões de vida e deixar-se amar por Deus que o habita.

_____________________________________________________________________________________

Meu Comentário: Sem Dúvida um dos melhores textos que li.

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Lançado o Edital do Metrópole Digital


Se liguem!!!


O edital do Projeto Metrópole Digital foi lançado, podem concorrer jovens que cursam o ensino médio e os que já terminaram.



Olha ai o edital e a agenda.

http://www.comperve.ufrn.br/conteudo/metropoledigital/2012/informacoes.php

sábado, 23 de julho de 2011

Governador do DEM massacra professores


Por Elaine Tavares, no blog Palavras Insurgentes:

A cena apareceu, épica. Uma mulher, já de certa idade, rosto vincado, roupas simples, acocorada num cando da Assembléia Legislativa de Santa Catarina. Chorava. As lágrimas correndo soltas pela cara vermelha e inchada. Num átimo, a câmera captou seu olhar. Era de uma tristeza profunda, infinita, um desespero, uma desesperança, um vazio. Ali, na casa do povo, a professora compreendia que o que menos vale é a vontade das gentes.



Acabava de passar no legislativo estadual o projeto do governador Raimundo Colombo, que vai contra todas as propostas defendidas pelos trabalhadores ao longo de dois meses de uma greve fortíssima. Um ato de força. A deputada Angela Albino chorava junto com os professores, os demais sete deputados que votaram contra – a favor dos trabalhadores - estavam consternados e, até certo ponto envergonhados por seus colegas. Mas, esses, os demais, os 28 que votaram com o governo, não se escondiam. Sob os holofotes das câmeras davam entrevistas, caras lavadas, dizendo que haviam feito o que era certo. Puro cinismo.

Na verdade o que aconteceu na Assembléia Legislativa foi o que sempre acontece quando a truculência do poder se faz soberana. Atropelando todos os ritos da democracia, o projeto do governador sequer passou por comissões, foi direto à plenário. Foi um massacre. Porque é assim que é o legislativo nos países capitalistas, ditos “países livres e democráticos“. Os que lá estão não representam o povo, representam interesses de pequenos grupos, muito poderosos. São eleitos com o dinheiro destes grupos. Aquela multidão que esperava ali fora – mais de três mil professores – não era nada para os 28 deputados bem vestidos que ganham mais de 20 mil por mês. Valor bem acima do que o piso que os professores tantos lutam para ter, 1.800 reais. E estes senhores tampouco estão se lixando para os professores estaduais porque certamente educam seus filhos em escolas particulares. Vitória, bradavam.

Mas os nobres parlamentares não ficaram contentes com isso. Ao verem os professores querendo se expressar, mandaram chamar a polícia de choque. E lá vieram os homens de preto com suas máscaras de gás, escudos e armas. Carga pesada para confrontar aqueles que educam seus filhos. Triste cena de trabalhador contra trabalhador, enquanto os representantes da elite se reflestelavam no ar condicionado. Por isso o olhar de desepero da professora, lá no canto, acocorada, quase perdida de si mesma.

Ao vê-la assim, tão fragilizada na dor, assomou de imediato em mim a lembrança da primeira professora, a mulher que mudou a minha vida. Foi ela quem me levou para a escola e abriu diante de mim o maravilhoso mundo do saber. Seu nome era Maria Helena. Naqueles dias de um longínquo 1965, ela era uma garota linda que morava do lado da nossa casa em São Borja (RS). Normalista das boas, ela não ensinava nas escolas privadas da cidade. Seu projeto de vida se constituiu ensinando nas escolas da periferia, com as crianças mais empobrecidas.

Por morar ao lado da minha casa ela percebeu que eu, aos cinco anos de idade, já sabia ler e escrever. Então, insistiu com minha mãe para que eu fosse para a escola, porque ela acreditava firmemente que ali, naquele ambiente, era onde se formavam as cabeças pensantes, onde se descortinava o mundo. Imagino que ela fosse até meio freiriana (adepta de Paulo Freire), por conta do seu modo de ensinar. Minha mãe relutou um pouco. A escola ficava longe, no bairro do Passo, e eu era tão pequena. Mas Maria Helena insistiu e venceu a batalha.

Assim, todas as tardes, mesmo nos mais aterradores dias do inverno gaucho eu saia de casa, de mãos dadas com a minha professora Maria Helena e íamos pegar o ônibus para o Passo. Numa cidade pequena como São Borja, só os bem pobres andavam de ônibus e assim também já fui tomando contato com o povo trabalhador que ia fazer sua lida no bairro de maior efervescência na cidade. O Passo era onde estava a beira do rio Uruguai, onde ficava a balsa para a travessia para a Argentina, os armazéns que vendiam toda a sorte de produtos, as prostitutas, os mendigos, os pescadores, os garotos sem famílias, as lavadeiras, enfim, uma multidão, entre trabalhadores e desvalidos. O Passo era um universo popular.

Maria Helena não me ensinou só a escrever, ela me ensinou a ler o mundo, observando a realidade empobrecida do bairro, a luta cotidiana dos trabalhadores, as dificuldades do povo mais simples. E mais, mostrou que ser professora era coisa muito maior do que estar ali a traçar letrinhas. Era compromisso, dedicação, fortaleza, luta. Conhecia cada aluno pelo nome e se algum faltava ela ia até sua casa saber o que acontecia. Sabia dos seus sonhos, dos seus medos e nunca faltava um sorriso, um afago, o aperto forte de mão. Com essa mulher aprendi tanto sobre a vida, sobre as contradições de um sistema que massacra alguns para que poucos tenham riquezas. E aqueles caminhos de ônibus até o Passo me fizeram a mulher que sou.

É esse direito que eu queria que cada criança pudesse ter: a possibilidade de passar por uma professora ou um professor que seja mais do que um “funcionário“, mas uma criatura comprometida, guerreira, capaz de ensinar muito mais do que o be-a-bá. Um criatura bem paga, respeitada, amada e fundamental.

Mas os tempos mudaram, os professores são mal pagos, desrespeitados, vilipendiados, impedidos de conhecer seus alunos, obrigados a atuar em duas ou três escolas para manterem suas próprias famílias. Não podem comprar livros, nem ir ao cinema ou ao teatro. São peças do sistema que oprime e espreme.

Os professores de 2011, em Santa Catarina, são acossados pela tropa de choque, porque simplesmente querem o direito de ver respeitada a lei. O governador que não a cumpre descansa no palácio, protegido. Mas aqueles homens e mulheres valentes, que decidiram lutar pelo que lhes é direito, enfrentaram os escudos da PM, o descaso, a covardia, a insensatez. E ao fazê-lo, estabelecem uma nova pedagogia (paidós = criança, agogé = condução).

Não sei o que vai ser. Se a greve acaba ou se continua. Na verdade, não importa. O que vale é que esses professores já ensinaram um linda lição. Que um valente não se achica, não se entrega, não se acovarda. Que quando a luta é justa, vale ser travada. Que se paga o preço pelo que é direito.

Tenho certeza que, aconteça o que acontecer, quando esses professores voltarem à sala de aula, chegarão de cabeça erguida e alma em paz. Porque fizeram o que precisava ser feito. Terão cada um deles essa firmeza, tal qual a minha primeira professora, a Maria Helena, que mesmo nos mais duros anos da ditadura militar, seguiu fazendo o que acreditava, contra todos os riscos. Oferecendo, na possibilidade do saber, um mundo grandioso para o futuro dos seus pequenos. Não é coisa fácil, mas esses, de hoje, encontrarão o caminho.

Parabéns, professores catarinenses. Vocês são gigantes!

Comentário:
Essa é a forma de Governar do DEM, no RN com a Governadora Rosalba Ciarlini não é diferente. A Educação se tornou o último quesito na lista de preocupações, realmente o olhar do DEM para Educação no Brasil é inovador.

domingo, 17 de julho de 2011

Você sabe o que faz um vereador?


Estava lendo os requerimentos de alguns vereadores do município de São Gonçalo do Amarante-RN e lembrei da celebre frase do candidato Tiririca na campanha de 2010: " Você sabe o que faz um deputado Federal ? Eu também não sei, mas quando ganhar eu te falo. (a frase é mais ou menos assim).
Recordei essa frase, porque acredito que dos 9 vereadores da município a MAIORIA esmagadora ainda não sabe o que faz um VEREADOR. Na verdade eles se prestam ao trabalho de apenas referendar as solicitações do executivo, além é claro de receber seu pomposo salário.

Cadê as comissões de EDUCAÇÃO (A educação municipal é um lixo), INFRAESTRUTURA (O aeroporto internacional está ai), CULTURA (Perdemos o status da terra da cultura) entre outras? Se existem é apenas para protocolar os desmandos da Prefeitura Municipal.

Então.....
Quero ajudar os vereadores que apesar de possuírem anos de mandatos (apenas duas cadeiras foram renovadas na última eleição) ainda não sabem a sua função dentro do legislativo.

A Câmara de Vereadores exerce a função do Poder Legislativo na esfera municipal. Os vereadores são eleitos através do voto direto, cujo mandato tem duração de quatro anos, sendo a reeleição ilimitada. A quantidade de membros desse cargo político é estabelecida através do contingente populacional de cada município (quanto mais habitantes, maior será o número de vereadores de uma cidade). Contudo, foi estabelecido um número mínimo de 9 e um máximo de 55 vereadores por município. Para se candidatar é necessário atender os seguintes requisitos:

- Ter nacionalidade brasileira;

- Estar filiado em algum partido político;

- Ter idade mínima de 18 anos;

- Possuir domicílio eleitoral no município pelo qual concorre ao cargo;

- Ter pleno exercício dos direitos políticos.

Os vereadores são eleitos juntamente com o prefeito de um município, no qual os primeiros têm a função de discutir as questões locais e fiscalizar o ato do Executivo Municipal (Prefeito) com relação à administração e gastos do orçamento. Eles devem trabalhar em função da melhoria da qualidade de vida da população, elaborando leis, recebendo o povo, atendendo as reivindicações, desempenhando a função de mediador entre os habitantes e o prefeito.

Outra importante atribuição a um vereador é a elaboração da Lei Orgânica do Município. Esse documento consiste numa espécie de Constituição Municipal, na qual há um conjunto de medidas para proporcionar melhorias para a população local. O prefeito, sob fiscalização da Câmara de Vereadores, deve cumprir a Lei Orgânica.

De acordo com a Constituição Federal, cada município, obedecendo aos valores máximos de remuneração, deve estabelecer o valor do subsídio (salário) dos vereadores. Esses valores são definidos conforme o contingente populacional de um determinado município. Exemplo: de 50 mil a 100 mil habitantes, o salário será de até (máximo) 40% do subsídio destinado aos deputados estaduais; municípios com mais de 500 mil habitantes, 75% do salário dos deputados estaduais.

Atualmente (2010), o Brasil possui 57.748 vereadores. Entretanto, nas eleições de 2012, esse número será de 59.500, visto que a população brasileira está em constante aumento quantitativo.


Espero que agora eles saibam fazer pelo menos um requerimento!

Minha Vida Acadêmica, toma todo meu tempo!


A vida acadêmica é complicada, pois apesar de NÓS (estudantes) passamos horas estudando e fazendo atividades relacionadas com nossa atividade profissional, ainda encontramos pessoas que quando sabem que "apenas estudamos", perguntam: E você não trabalha?

Ai, ai, Felizmente estuda dar muito trabalho e cansa bastante. Eu por exemplo, tenho que produzir cientificamente, fazer pesquisas etc, isso denota tempo, muito tempo mesmo.
Por tudo isso, passei esses últimos dias enrolado com atividades do Mestrado, na verdade estou indo apresentar um trabalho no 66º Congresso da Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração que será realizado na cidade de São Paulo.

Esse Congresso é muito importante para todos os estudantes/pesquisadores da área tecnológica de Mecânica/Materiais, vejam o site do Congresso: http://www.abmbrasil.com.br/congresso/2011/

Novidades? Muitas, estou preparando um material para colocar no blog, mas tenham paciência...

terça-feira, 28 de junho de 2011

Mulher morre engasgada com sêmen do amante no motel


Na capital do Rio Grande do Norte, Natal, uma tragédia sexual provocou a morte de uma mulher. Ela teria se engasgada com o esperma do amante, na reta final da relação durante a prática oral. O caso aconteceu na tarde do último domingo (27). A Polícia Civil e o ITEP interditaram o local.

O amante da mulher, que tinha 28 anos e seis de casada, disse que, ao perceber que ela teria sido engasgada ligou para os funcionários do motel, e em seguida para o marido dela. “Eu estava tão desesperado que peguei o celular dela e liguei para o marido dela e contei tudo. Gritei no telefone: corre, vem pra cá que sua mulher está morrendo engasgada com o meu sêmen”, disse o amante a nossa reportagem.

O marido, e agora viúvo, não acreditou na ligação do amante da sua esposa. Pensou que se tratava de trote e desligou o telefone. Em seguida, uma nova ligação, desta vez dos funcionários do Motel, confirmando a tragédia, fez o esposo acreditar.

A Polícia Civil abriu inquérito para apurar o caso. O Delegado responsável pelas investigações disse que só vai falar com o G17 após concluir o inquérito.



Comentário: Eu ri.....rsrsrsrsrsrssrss... Essa notícia sim...rsrsrss....
O marido dela deve ter ficado pouco manso. rsrs

segunda-feira, 27 de junho de 2011

O Grande Acordão em São Gonçalo na Eleição de 2012





Pois é..

Em São Gonçalo do Amarante não é diferente do resto do Brasil e o zumzumzum para eleição do próximo ano já começou.

Na situação municipal encontra-se Jaime Calado do PR, tendo como oposição o PMDB do Deputado Poti Junior e o PV com Jarbas Cavalcanti. Também no “rabo da fila” da oposição se encontra o vice-prefeito, José Sergiano Targino.

Agora quase um ano antes da eleição, surge uma boataria afirmando a possibilidade de Jaime e Poti estarem juntos formando um grande ACORDÃO na eleição de 2012. Na verdade eu não duvido, pois a base de ambos são iguais, afinal não existi muita diferença na política praticada pelo atual chefe do executivo e o ex-prefeito a Poti Junior, no ditado popular são farinha do mesmo saco.

Mas sem dúvida, caso isso aconteça à pessoa que sair candidata na oposição será a mais beneficiada e já existe um nome, Maria Tereza. Ela foi secretária da educação e cultura na gestão de Poti Junior e na boca do povo até agora não existiu outra para supera - lá. No ano passado obteve boa aceitação na eleição, quando saiu candidata a Deputada Estadual.

( Professora Maria Tereza)


(Prefeito - Jaime Calado - PR)



(Ex- Prefeito Poti Junior)

Por fim..vamos aguardar o desenrolar dessa história que com certeza muita coisa ainda vai rolar.




Micarla é um ícone Nacional


Pois é! Quem diria, ela conseguiu. A Prefeita Micarla de Sousa - PV se tornou referência em todo Brasil, infelizmente na questão de impopularidade e desgaste da imagem. Nós últimos dias ela tem aparecido na mídia Nacional como a Pior Prefeita que Natal já teve notícia - Se Livrou, Alto Tinoco. (Risos).

Eu acrecendo: Isso não acabou, ela perdeu o rumo e agora os burros vão criar a carroça. Aguardem, Natal ainda vai sofrer por ter votado no sorriso da Jornalista.

Deu na Mídia:

- População de Natal rejeita prefeita que elegeu com folga - Valor Econômico

- Cynara na Carta: #foramicarla vai pegar o Gilmar - Conversa Afiada


- #ForaMicarla - Carta Capital

- Centenas de blogs

- Entre outros..como a Folha, Uol ..etc....

domingo, 26 de junho de 2011

A Eterna Reforma da Quadra de Esporte em Bela Vista - São Gonçalo do Amarante




“ E tudo começa, quando é necessário começar...”


Reformas em imóveis públicos no Brasil é coisa surreal. Escândalos e escândalos correm esse território....durante anos e anos e anos........

O dinheiro do povo sendo é usado de forma errada, todavia a omissão é outra forma de punir a população, que não possui direito a defesa. Não fazer uma obra pública é sem duvida uma covardia, um ato contra o POVO.

Em Bela Vista no rico município de São Gonçalo do Amarante, desde o ano de 2009 a quadra esportiva da comunidade não teve nenhuma reforma. Pois é! Agora três anos e meio depois do início da gestão do PR, a mesma encontra-se numa reforma que parece a construção de um castelo, pense numa demora.

Depois de mais de 2 meses de muito trabalho...olhem o estado que se encontra a quadra onde os jovens deveriam já estarem utilizando:

( Entrada da Quadra)

( Piso da Quadra)


LAMENTÁVEL a falta de compromisso que a atual gestão tem com a juventude rural.

terça-feira, 21 de junho de 2011

Retrocedemos 10 anos (no mínimo) em São Gonçalo do Amarante-RN (Eleição do Conselho Tutelar)

Gente, eu nunca votei usando cédulas na minha vida (eleições partidárias). Felizmente em São Gonçalo nas eleições até para o Conselho Tutelar a tecnologia chegou, pois a última eleição, acho que quatro anos atrás, foram utilizadas urnas eletrônicas.

Então quão grande foi minha surpresa ao entrar na Escola Maria de Lourdes, na comunidade de Bela Vista no referido município, com o objetivo de votar no conselho tutelar nesse último domingo (19/06/2011): A votação era feita em cédulas. Sim.........votação feita com cédulas, mas a desgraça não acaba ai.

Imaginem que além da votação ter sido feita com cédulas as sessões eleitorais foram reduzidas. Pois é, na escola onde votam 2 mil pessoas, apenas uma urna foi colocada, resultado: Muita gente na chuva e a “revolta comendo no centro”.

Resumo dos Fatos: A Eleição mais mal organizada que já presencie, nem eleição pra grêmio estudantil é tão desorganizada como aquela. Outro ponto, o povo se revoltou e não foi votar e como notícia ruim corre rápido, a população soube logo dos fatos.

O pior, não tinha nenhum policial para fazer a segurança da população; dai vocês tiram o nível de organização.

No final os cinco novos conselheiros foram eleitos, o mais votado não obteve mil votos. Pense numa eleição prestigiada pela população, (Ironia).

Em breve, vou colocar uma nota sobre como se encontra a realidade do Conselho Tutelar em São Gonçalo, aguardem.

Carta dos Estudantes Acampados na DIRED- Mossoró para a Governadora Rosalba!

Exma. Senhora
Rosalba Ciarlini Rosado,
Governadora do Estado do Rio Grande do Norte
MOSSORÓ, RN.

Senhora Governadora:
O Comando de Mobilização Estudantil de Mossoró (COMEM) vem, por meio desta nota, expressar total repúdio à decisão do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, utilizando-se de autoritarismo e truculência não acatando a reivindicação de comparecer a 12° Diretoria de Educação, Cultura e Desporto (DIRED) de Mossoró/RN, inviabilizando o diálogo e impedindo as negociações com os representantes do COMEM, em relação à desocupação do recinto.
Como é de conhecimento de Vossa Excelência, há algum tempo o Comando de Mobilização Estudantil de Mossoró (COMEM) tenta negociar suas pautas com o Governo do Estado, não obtivendo êxito. Sendo assim desta maneira, o comando, através de uma assembléia geral realizada no dia 20 de junho, decidiu por unanimidade recusar a proposta do Governo do Estado de somente iniciar às negociações após a desocupação da 12° DIRED de Mossoró/RN.
Nós, o Comando de Mobilização Estudantil de Mossoró (COMEM), reiteramos que, apenas desocuparemos o restrito órgão, somente quando o governo vir até o mesmo dialogar com os estudantes, e se esse diálogo resultar em acordo benéfico para o segmento estudantil.
Solicitamos ao Governo do Estado uma resposta até as 16h00min hrs (dezesseis) horas de hoje, 21 de junho, em relação ao dia e horário que a Exma. Sra. Rosalba Ciarlini Rosado poderá vir até a 12° Diretoria de Educação, Cultura e Desporto (DIRED) de Mossoró/RN dialogar conosco.
Comunicamos que, ao chegar o horário estipulado, e nenhuma resposta houver chegado, ou se vir e esta ser intransigente, autoritária e radical, no sentido de não dialogar durante a ocupação, adiantamos que também tomaremos medidas de desconforto para ambas as partes, de tal maneira a suspender a habitualidade do funcionamento total da 12° DIRED, a partir de quarta-feira, 22 de junho, até o Governo rever sua posição autoritária e resolver dialogar com os estudantes no local de ocupação, isto é, na 12° Diretoria de Educação, Cultura e Desporto (DIRED) de Mossoró/RN.

Atenciosamente,
Mossoró-RN, 21 de junho de 2011.


Fonte: Nominuto

quinta-feira, 16 de junho de 2011

52º Congresso da UNE em Goiânia elegerá nova diretoria e espera receber 10 mil estudantes



Principal encontro do movimento estudantil brasileiro será realizado na capital do estado de Goiás, de 13 a 17 de julho, e vai reunir milhares de jovens representantes de mais de 90% das instituições de ensino superior do país

Prestes a completar 74 anos de vida, a União Nacional dos Estudantes (UNE) se prepara para realizar o seu maior e mais representativo congresso. A 52º edição do CONUNE ocorrerá em Goiânia, no centro oeste do país, de 13 a 17 de julho, e pretende reunir mais de 10 mil jovens de todos os estados com objetivo de definir os rumos do moviment

o estudantil para os próximos dois anos.

O processo eleitoral começou no mês de abril com a votação e escolha dos delegados e observadores, quem têm a responsabilidade de representar a sua universidade durante as votações do encontro e, principalmente, no momento de eleição da nova diretoria e presidente da entidade.

Cerca de 95% das instituições de ensino brasileiras realizarão eleições até o fim de junho. Qualquer estudante pode participar, basta procurar o diretório ou centro acadêmico. Grupos de diversas cidades já preparam as suas caravanas. Informações pelo site www.une.org.br.

O CONUNE é o maior encontro da juventude brasileira. Durante os cinco dias, os delegados e observadores terão a oportunidade de debater e trocar opiniões sobre os rumos do país, avaliar as políticas públicas, a ação dos movimentos sociais, os avanços na área da educação, esporte, meio ambiente, direitos humanos e outros assuntos importantes que gravitam em torno do movimento estudantil. O congresso é também uma grande celebração da diversidade, coroado com atividades culturais, intervenções artísticas, trocas de costumes e tradições e, claro, shows diários.

As atividades do encontro serão concentradas em torno da tradicional praça universitária da capital goiana, principalmente na PUC-GO e na UFG. Nesse ano, a programação do 52º Congresso da UNE inclui ainda o 2º Encontro Nacional de ProUnistas. Com o aumento de adesão ao programa e a crescente democratização do ensino superior por meio de outras políticas de acesso, o movimento estudantil quer aproveitar a reunião das suas principais lideranças para debater com os estudantes de todo o país as demandas, pontos positivos, críticas e sugestões.

O diretor da UNE, Luis Felipe Maciel, ressalta a importância histórica do Congresso da UNE como importante mobilizador da juventude brasileira e comenta o papel do encontro: “O Congresso é importante por que joga água no moinho das mudanças da educação brasileira, além de reafirmar a longevidade e combatividade da União Nacional dos Estudantes”.

Fonte: http://www.une.org.br/home3/movimento_estudantil/movestudantil_-_2010/m_19631.html


#ForaMicarla – A nova revolução (Por Daniel Pessoa)

Os meninos e as meninas, estudantes, em ocupação da Câmara Municipal de Natal instauraram, na prática, na (con)vivência e no cotidiano um novo modelo de revolução para o Século XXI. Deram nova roupagem – contemporânea e atualizada – à desobediência civil (Henry David Thoreau), à resistência (André Malraux) e à práxis revolucionária da não-violência ativa (Ghandhi).
No lugar do conflito, da guerrilha e do confronto, o diálogo, o enfrentamento respeitoso e a manifestação livre, plural e horizontal. Ao invés de guerrilheiros, manifestantes e ocupantes. Sem hierarquia e disciplina, mas com muita noção de equipe, coordenação e, principalmente, organização.
Não há comando, mas debate democrático em plenária, em que, via de regra, as decisões são por consenso. Os representantes são escolhidos a cada momento e se revezam, só em algumas situações e se revelam muito mais porta-vozes do Coletivo e suas decisões.
As armas são a comunicação, as ideias e a internet (as redes sociais). São máscaras – artesanais ou não – para proteção contra gás lacrimogêneo e spray de pimenta, computadores e câmeras. A Constituição, as flores e a paz.
Trata-se de revolução porque almejam mudanças estruturais do status quo. Porém, não para instalar uma outra (des)ordem, mas para que a práxis política, as interpretações jurídicas e os relacionamentos construam novos significados que se mostrem concretamente como cumprimento das expectativas populares acerca da Constituição Federal vigente.
Que se mudem os processos e as formas de se fazer política, obedecendo-se as regras do jogo preestabelecidas na Carta Constitucional, de acordo com interpretações que não extrapolem as possibilidades que os textos permitem. Mas, também, que os textos não sejam criados e mudados ao bel prazer das conveniências e interesses exclusivos, particulares ou de privilégios.
Que a participação direta da Sociedade seja garantida e respeitada. Que as pessoas sejam ouvidas e suas considerações debatidas, com respeito e dignidade, pois qualquer um é intérprete da Constituição.
Em suma, não se busca um outro regime, uma outra ordem e nem outra Constituição. Apenas que se construa coletivamente o Estado Democrático de Direito, conforme os parâmetros e diretrizes já estabelecidos. Que a Constituição saia do papel.
A juventude natalense não mais aceita a pecha de futuro da nação, que a torna objeto no presente. Tornou-se sujeita da história. É, agora, o presente da nação.
Estou aprendendo a cada dia que passa com os meninos e as meninas, estudantes em ocupação na Câmara Municipal de Natal. Espero já ter conseguido captar algo dessa nova revolução que surgiu e parte do acampamento auto-intitulado Primavera Sem Borboleta.


Daniel Pessoa - É advogado dos manifestantes do Acampamento #PrimaveraSemBorboleta na CMN.
Fonte: http://deolhonodiscurso.wordpress.com/2011/06/16/foramicarla-a-nova-revolucao/

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Eduardo & Mônica (Muito Legal)

Taí ...Gostei muito do Filme! Espero que na Integra seja tão bom quanto esse beirinha..rsrs..


Agora......muitos vão procurar suas mônicas.......e as mulheres..os seus eduardos..rsrs (Oh fuleragem)..rss


quarta-feira, 8 de junho de 2011

Protesto #foramicarla dia 09 de Junho

Piada - Recebida pelo E-mail.

TEM QUE CASAR......


Quase no fim de uma entrevista coletiva, um repórter fez a seguinte pergunta aos três políticos presentes :
"- Senhores, se vocês fossem solteiros, com quem os senhores gostariam de se casar? "
O primeiro a responder foi o Governador Aécio Neves:
" - Eu me casaria com a Natália Guimarães, a mulher mais bonita do Brasil! "
Então, um bêbado, lá no fundo, batendo palmas, grita:
" - Isso mesmo, muito bom, casou pela beleza, é isso ai, muito bom! "
Logo após, o Governador Geraldo Alckmin deu a sua resposta:
" - Eu me casaria com a Lu, pois eu a amo e ela me ama! "
O bêbado, mais uma vez:
"- Muito bem, é isso ai, casou por amor, valeu!! Muito bom!"
E então, a Prefeita Micarla de Sousa, demagoga como sempre, deu a sua resposta:
" - Se não tivesse me casado, eu me casaria com Natal, meu coração pertence a esta cidade! "
O bêbado, aprontando um baita estardalhaço, respondeu lá de trás:
" - É isso aí, muito bom, isso que é mulher honrada: FUDEU, TEM QUE CASAR ...!!! "


Agelson


DM: Eu ri..........

sábado, 4 de junho de 2011

Convocação para o Ato 07 de Junho.

Próxima Parada: #foramicarla - dia 07 de Junho

"Quem te ver....quem te via"....

Gente, a In-disgestão da Prefeita Micarla de Sousa em Natal é “caótica” em todos os sentidos. Começa pela educação, passando pela saúde, infraestruturas, na verdade é um descaso generalizando com a cidade.

No último dia 01 de junho um grande protesto pedindo o Impeachment da Prefeita arrastou centenas de pessoas em Natal, o mais interessante, o movimento cresceu e agora não é apenas formando maciçamente pelos Estudantes, a população de Natal saiu finalmente às ruas contra o desgoverno municipal.

Pois bem, apesar de toda máquina está focada para desarticular o movimento, no próximo dia 07 de Junho às 9 horas está sendo convocado mais um protesto #foramicarla. O protesto saíra da praça cívica (Petrópolis) com destino a Câmara Municipal de Natal. Bem pensado, pois os vereadores são tão culpados quanto Micarla.

Vamos usar nossa cidadania, pessoal, não podemos permitir que uma gestão tão incompetente continue minando Natal. Ora, se as ditaduras do oriente médio caíram, porque devemos ter medo de expulsar Micarla do Palácio Felipe Camarão?


Vamos a Luta, chega de hipocrisia na política potiguar!!!

Voltei.. Uhram!


Passei praticamente uma semana em Porto de Galinhas-PE no 55° Congresso Brasileiro de Cerâmica – ABCERAM.

O evento foi simplesmente, magnífico, com certeza uma experiência única para qualquer profissional. Entre trabalhos, painéis, palestras e muitos contatos profissionais, eu não poderia deixa passar a oportunidade de passear pela cidade. E fiz (risos).

A galera que acompanhei era ótimo.....viva a vida!

Espero voltar aquela terra algum dia.

Só para lembrar: “ Nunca desperdice uma oportunidade”.

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Nota do #RioGrevedoNorte

O Egito é Natal – Os Protestos Continuam



Depois de levar duas mil pessoas para as ruas de Natal no último dia 25 de maio, a juventude potiguar continua se articulando nas redes sócias, eu estou junto é lógico. Os próximos Atos já estão agendados e devem levar mais pessoas as ruas pedindo o fim antecipado do DesGoverno da Prefeita Micarla de Sousa, claro, a Rosa do DEM também não foi esquecida.

No Orkut um usuário postou:

vamos lá pessoal!! deve lotar! num show de garota safada, vai 25 mil pessoas! e pro nosso futuro??vamos lá galera convide quem vc's puderem!!vamos deixar de ficar bitolado em tv, shows e esquecer oq acontece a nossa volta!”

Concordo, então vamos nos agendar pra participar ativamente da vida pública da nossa cidade. Vejam as datas:

28/05: Anfiteatro da UFRN (10h) #dezporcentodopibjá
01/06: Largo do Machadão (18h) #foramicarla
07/06: Concentração na Praça Cívica, rumo à Câmara Municipal (9h) #impeachmentjá

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Fotos do Protesto #RioGrevedoNorte






Fonte: orkut...facebook ..twitter...


Sucesso: 2 mil pessoas reunidas no Movimento #RioGreveDoNorte


Estudantes do ensino médio e universitário, Professores, trabalhadores das mais diversas categorias se reuniram no cruzamento da Av. Sen. Salgado Filho com a Av. Bernardo Vieira para protestarem contra o Descaso que encontra-se o Rio Grande do Norte.

As palavras de ordem “#ForaMicarla, #ForaRosalba” ecoaram no centro comercial de Natal (Shopping Midway Mall) nas vozes de 2 mil pessoas. O trânsito ficou parado, mas até aqueles que poderiam se irritar (motoristas e usuários dos ônibus) reconheceram a legitimidade do protesto.

Eu participei e sinceramente foi marcante, a adrenalina estava à flor da pele. A Juventude finalmente caiu na real, à gestão de Micarla chegou ao ponto crítico de trazer estudantes e trabalhadores das mais diversas classes sociais para juntos buscarem o bem comum (O Impeachment).

Foi emocionante......Um movimento Criado sem nenhuma pretensão política, nem muito mesmo incitado por políticos. O resultado foi notório para todos, centenas de pessoas nas ruas de Natal, isso é algo extraordinário.

Com certeza outros aconteceram. Micarla ainda tenta respirar e Rosalba que se cuide, não vamos mais aceitar decisões erradas dos gestores e políticas que possui apenas o intuito de ludibriar a população.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Sociedade Convocada para Ato contra o Descaso que se Encontra o RN

O Estado do Rio Grande do Norte ficou conhecido nacional, mas infelizmente não ficamos conhecidos pelas nossas belezas naturais, economia, cultura ou pelo tão buscado aeroporto de São Gonçalo do Amarante. O RN foi renomeado, sim, agora nos somos o Rio Greve do Norte, devido às inúmeras greves que se alastraram no Estado (Policiais Civis, Educação, Detran e motoristas/cobradores de ônibus ...são alguns exemplos).

Pois bem, Hoje (25/05) às 18 horas ao lado do shopping Midway Mall a sociedade civil organizada, convocou a população para participar de um ATO contra o descaso que se encontra o RN. As tags #riogrevedonorte #foramicarla #forarosalba #tenhamvergonha estão ecoando no twitter, Orkut e facebook.

Eu vou e você? Vai continuar acomodado na frente do PC?

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Analisando um Governo Calado em São Gonçalo do Amarante


“Dizem que é melhor ficar calado a falar besteira......”

Em 01 de Janeiro de 2008, tomou posse no município de São Gonçalo do Amarante o médico, Jaime Calado. O doutor já tinha sido candidato por duas vezes ao mesmo cargo, porém sem obter êxito, contudo como diria um grande

amigo, “Todo Pokémon Evolui” e ele finalmente chegou ao apogeu político tão desejado.

A eleição do homem “Calado” foi muito interessante, diria que do mesmo modo que Mubarak caiu na Egito, os Cavalcantes (Oligarquia que reinava absoluta no município) saíram da Prefeitura. Ora para se situarem, destes 1998 essa família se reversa no poder, primeiro com Poti Cavalcante Junior (Atual Deputado Estadual) e depois com o sobrinho (Jarbas Cavalcante), esse último fez uma gestão caótica que facilitou a eleição de Jaime.

O resultado, o homem ganhou com nove mil votos de vantagem e um enorme apoio popular. Ele se tornou a grande esperança da população para renovação política da terra dos mártires, os ombros dele foram carregados de todas as boas expectativas.

Os meses passaram e eu acompanhei a degradante queda da popularidade do Calado, motivada por medidas impopulares? Não! Na verdade a postura do homem mudou, falo sem dúvida. Por exemplo, ele cometeu um erro grotesco no início da gestão que possivelmente trouxe sua cabeça para guilhotina: Brigou com os funcionários (muitas vezes através de ações infantis, ele, por exemplo, não recebia as comissões dos sindicatos para dialogar sobre as graves). Deste então, a figura da esperança que foi depositada no Prefeito, mudou e agora ficou colada a características inversas as originais: a arrogância, prepotência, inflexibilidade, intolerância e certos gestos de perseguidor. São tristes esses exemplos que se tornaram marca do gestor municipal na boca do povo.

Se for verdade, eu duvido, mas essa é a imagem que ficou na cabeça de seu fulano e na de Dona Maria que mora lá na roça. Consequência de um parente “funcionário público Municipal” que comentou sobre os estupros antidemocráticos (Não houve discussões públicas com os funcionários nas mudanças administrativas) que a Gestão cometeu contra a classe. Afinal, ninguém consegue ficar feliz quando possui um parente indignado com os políticos porque perdeu algo. Mas esse é APENAS um dos pontos que considero importante para a gestão “meia boca” do PR em SONGA. Outro exemplo que deixou o povo totalmente desacreditado foi a tão grande receptividade da atual gestão com os antigos correligionários da Gestão do PMDB. Na verdade boa parte dos cabos eleitorais do PMDB local e companhia já se encontram participando da gestão atual, pra quem falava que estes não sabiam trabalhar, trazer-los pra fazer parte da Gestão é totalmente controverso.

Além desses probleminhas, o gestor do PR resolveu trazer secretários e outros auxiliares de fora do município, amigos, ai o negócio desatou de vez, secretarias e cargos especiais para acomodar esses “divinos companheiros”. O resultado foi constrangedor no início da gestão, porque simplesmente como os novos secretários não conheciam o município e suas características, aconteceram sucessivos erros de gerenciamento, além da desconfiança e a insatisfação por parte dos outrora correligionários locais do Prefeito que postulavam cargos mais elevados.

Bem, mesmo assim pode-se dizer que a população de São Gonçalo ainda esperava algo mais por parte do Líder. O fato é que o povo esperou, esperou e muito, chegamos em 2011 e agora o PR deve avaliar a gestão que “praticamente” está findando. E ai, vem àquelas velhas duvidas. Onde estão as obras? Os índices de desenvolvimento? A qualidade de vida da população melhorou ou continua a mesma de 2008? Será que existem de fato melhorias?

Outras indagações mais profundas podem ser feitas, ora, com o fim da ERA Cavalcante e consequentemente com a chegada do PR, aconteceram mudanças na política local? Jaime Calado com o seu partido contribuíram ou não para a mudança ideológica da classe política de São Gonçalo? Eu pessoalmente afirmo que Não.

Na minha visão algumas áreas retrocederam litigiosamente. Cito a Cultura municipal que não obteve avanços significativos nesses ótimos anos. Todavia não serei tão leviano ao ponto de não reconhecer que outras áreas avançaram. A organização administrativa do Município melhorou consideravelmente, pena que isso não está ajudando eleitoralmente a Gestão.

Bem meu povo, para concluir, eu ainda acredito que a Gestão PR pode melhorar sua atuação dentro do Município. Temos mais 14 meses livres sem eleição. Então o rumo da eleição de 2012 pode mudar consideravelmente. Portando, como diz um ditado popular, “se conselho fosse bom era vendido”, mas mesmo assim vou deixar o meu: Se cuida Jaime, reavalie suas ações, a coisa não está nada favorável, mesmo que ainda que haja tempo para reconquista o povo, não brinque.

terça-feira, 17 de maio de 2011

Uma Leva análise do ME no RN.

Quero primeiramente deixar claro que nesse texto não irei me ater a datas, conceitos e outros trecos que gostam de colocar em artigos. Estarei apenas colocando minha opinião, sobre a realidade do movimento estudantil no Rio Grande do Norte de acordo com a minha curta visão (humildade). (risos)

Num contexto geral, o Rio Grande do Norte possui duas forças no Movimento Estudantil, a UJS (União dos Jovens Socialistas) ligada ao PC do B (embora seus membros neguem de fogo a sangue) e as entidades/forças políticas ligadas ao PT (essas são inúmeras e dificilmente conseguiria colocar todas). Outros partidos também tentam entrar nesse segmento, mas com toda franqueza, dificilmente terão êxito. Um bom exemplo é o PMDB e sua JPMDB, mas direita é direita e Movimento Estudantil se constrói com garra.

Os militantes do Movimento Estudantil fazem política simplesmente por que gostam e também por não aceitarem as esdrúxulas diferenças que encontramos no Brasil. Não ganham nada para isso, eles estão nos Grêmios, Diretórios Centrais – DCE’s e outras entidades que só funcionam porque existem estudantes empolgados com o Brasil que ainda pode ser construído.

É por tudo isso que duvido que estudantes ligados a direita Nacional entrem e sejam protagonistas no Movimento Estudantil. O motivo é simples, eles não traduzem os anseios dos estudantes. Aqueles que tentam, na primeira dificuldade desistem, pois as entidades no ME não dispõem de recursos, é preciso ter criatividade e amor pela luta.

Voltando a conjuntura local, temos grandes desafios, nossa educação é, digamos, caótica. Na outra ponta desse iceberg, encontramos um movimento desarticulado e infestado de pelegos. Sim, eu não estou sendo duro, temos muitos pelegos (aproveitadores) dentro do ME, estes usam a carapuça de Esquerdistas e até possuem discursos inflamados sobre liberdade para terem destaque no meio estudantil com o objetivo de angariarem benefícios para se próprio.

Se fizermos uma pesquisa do município de Pau dos Ferros a Natal, vamos encontrar núcleos pequenos do ME, na maioria das vezes são apáticos a realidade Nacional e por isso totalmente sem força política localmente. Essa questão é complicadíssima, encontrar Jovens com boa vontade de atuarem no ME, mas por questão de desinformação não compreenderem a força que possuem e consequentemente se tornarem inertes é sem dúvida, triste.

Agora no Estado, temos uma situação bem problemática, o DEM, um partido resistente ao diálogo com os movimentos sociais (imagine com o Movimento Estudantil) comanda o Governo e ainda por cima se tornaram também a maior força política no RN. Se com o PSB a frente do RN as coisas eram difíceis, imagine agora que estamos de fora? A luta é bem maior, por isso precisamos cair na real, rever nossos conceitos, e colocar o pé na rua para reconquistar a nossa base.

Aff.. Tenho que resumir! Vamos nessa então, o Movimento Estudantil no RN é coberto por centenas de desafios, o principal é o caos do ensino público. Todavia estamos totalmente desorganizados, grande parte do Estado ainda não possui bases fortes (fundamentadas com os princípios básicos do ME). Contudo ainda temos tempo, então vamos à luta companheirada, precisamos avançar, nós temos que ser protagonista nessa empreitada. Vamos às escolas, universidades, grupos de jovens para mostramos que o Brasil tem jeito, o RN tem jeito. Rumo a Luta!!